...

Segundo Kurt Wüthrich, vencedor do Prêmio Nobel, o cientista só descobre a importância de sua pesquisa ao realizar a publicação da mesma. A publicação é uma forma de disseminar o conhecimento de novas descobertas, divulgar o nome de eventos científicos e contribuir com a divulgação científica no país.

A disponibilidade em Acesso Aberto favorece a condição necessária para um sistema de comunicação que promova ampla divulgação, a eficiência e o progresso científico.  O Open Science está realizando uma grande contribuição para a ciência de forma ampla.


 

Porque vou ao Psicopedagogo?

Ângela Mathylde Soares – Editora Artesã

O livro é um convite para que as pessoas conheçam como se desenvolve o atendimento no contexto da psicopedagogia. Escrito de uma maneira leve e descontraída, possibilita uma reflexão e aceitação de todos os passos que compõe o fazer do psicopedagogo.​

A autora, Dra Ângela Mathylde Soares, descreve nesta obra, sua experiência, de forma simples, clara, traduzindo a sua prática através de palavras. 

O livro contém o Programa Psicopedagógico de Atendimento e Intervenção – PPAI.

Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: entretecendo múltiplo saberes – Vol. I

Organizadores: Ângela Mathylde Soares. Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão. Luís Miguel Neves.

19 capítulos – 304 páginas – ISBN: 978-85-88009-90-5 – Editora Artesã

Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo Múltiplos Saberes é uma obra elaborada a muitas mãos e que reflete claramente o pensamento que ao se tratar de pessoas nenhum profissional é suficiente e a multiplicidade de perspectivas se faz necessária. A interface saúde, educação e neurociências, tendo em vista sua complexidade, requer realmente muitos olhares sobre o mesmo cérebro. Assim, trançando diversos itinerários compartilhamos conhecimentos, a partir das esferas de atuação de cada autor e autora, somados ao desejo, expresso nas entrelinhas de cada capítulo, de avançar na qualidade e na eficácia da formação ampla de crianças, jovens, adultos e idosos, entendendo que nenhum conhecimento finda em si mesmo, mas externa a riqueza das possibilidades para alcançá-lo.

Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: entretecendo múltiplo saberes – Vol. II

Organizadores: Ângela Mathylde Soares. Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão. Luís Miguel Neves.

35 capítulos – 572 páginas – ISBN: 978-85-7074-033-5 – Editoras Pearson e Artesã

Este livro representa o esforço e a dedicação de um conjunto de especialistas das áreas da saúde, educação e neurociência que, diariamente, trabalham na construção de um caminho para promover mais justiça, mais equidade e mais igualdade no acesso à uma educação que se quer cada vez mais inclusiva e integradora. A liberdade de cada cidadão na escolha dos seus caminhos deverá ser sempre assistida pela comunidade científica, que também deve ser facilitadora do conhecimento e do estado da arte. É o conhecimento que traz para cada um de nós uma maior consciência da realidade e da imagética que traçamos para o futuro, neste caso concreto, o de uma educação inclusiva para o mundo. O Projeto Europeu Erasmus+ “Caminhando para Uma Escola Inclusiva na Europa” tem como parceiro em Portugal uma entidade de Solidariedade Social, a “Omnes Pro Uno”, parceira e coorganizadora desta obra que disseminará no mundo a importância e os caminhos para uma escola inclusiva. 

Faces da Violência

Organizadora: Liciane Faria Traverso Gonçalves.

Capítulo – Os Problemas de Aprendizagem e Atenção e as Relações com o Suicídio, Autores : Ângela Mathylde Soares, Grazile Kerces Alcantara, Simone Aparecida Capelini

357 páginas – ISBN:918-85-9530340-9 – Editora Casa do Direito – Chancela União Europeia – GI3TES –

A mediação é um procedimento voluntário no qual as partes, com a ajuda de um facilitador (mediador), oferece àqueles que estão vivenciando um conflito familiar, ou qualquer outro conflito de relação continuada, a oportunidade e o espaço adequados para solucionar questões relativas à estas divergências. O objetivo da mediação é o restabelecimento do diálogo e de proporcionar soluções construídas pelas partes que irão constituir um modelo de conduta para futuras relações, num ambiente colaborativo em que as partes possam dialogar produtivamente sobre suas necessidades.

Neurociência e Saúde Educacional – Volume 1

Organizadores: Angela Mathylde Soares, Fernando Cesár Capovila, Francisco Baptista Assunção Junior, Luiza Elena Ribeiro do Vale

ISB : 978-65-86095-01-2 – Neurociencias e Saúde Educacional – Volume 1 – Editora WAK

Meus queridos amigos, é com enorme prazer que recomendo a leitura e reflexão sobre as diversas temáticas desta obra maravilhosa.

À inclusão, jamais deverão ser impostos limites e barreiras, mas sim à exclusão e aos preconceitos medíocres.

Partilha-se, deste modo, a experiência, o domínio técnico e científico de peritos renomeados internacionalmente, e que, de forma acessível a todos, permite-nos um maior  conhecimento e acesso à informação em áreas tão importantes como a Saúde e a Educação, aos olhos da inclusão e daqueles que conseguem ver além do olhar, mas também com o coração. Afinal, “o essencial é invisível aos olhos porque apenas se vê bem com o coração”.

Nesta importante obra, há lugar para o conhecimento, para o bom senso, como facilitadores da tomada de consciência de uma sociedade plural, de todos para todos e com todos.

Neurociência e Saúde Educacional – Volume 2

Organizadores: Angela Mathylde Soares,

Fernando Cesár Capovila, Francisco Baptista

Assunção Junior, Luiza Elena Ribeiro do Vale

ISB : 978-65-86095-01-9 – Neurociencias e Saúde Educacional – Volume 2 – Editora WAK

Falar de Inclusão é falar de TODOS e de CADA UM de nós! É falar de empatia, amor, respeito, diversidade e aceitação. Esta obra, rica e diversificada em temas e conhecimento, aborda não só a premência da deteção e da intervenção junto de quem, em um determinado momento, necessita de um apoio ou de uma ação psicoterapêutica diferenciada, mas também alude à importância de respostas trianguladas entre escola, família e comunidade, pois este é um desígnio ao qual não podemos passar indiferentes. Assim, palavras tais como: trabalho colaborativo, valores, práticas motivadoras e diversificadas, flexibilidade curricular, aprendizagens essenciais, medidas de promoção do sucesso escolar, entre outras, além de estarem na ordem do dia, só farão realmente sentido quando enquadradas em um espírito inclusivo que permita impulsionar oportunidades para que todos os alunos possam atingir o seu máximo potencial, garantindo o acesso às aprendizagens, mobilizando, para tal, saberes, competências, recursos materiais e humanos existentes no entorno da criança e do jovem.

Diversos Olhares Para o Mesmo Cérebro (no prelo)

Organizadoras: Ângela Mathylde Soares. Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão.

ISBN: em andamento – Editora WAK

Revista Impacto

Direção: Profª. Drª. Luiza Elena Ribeiro do Valle O Mundo Inteiro Pela Inclusão, entrevista com a Profª. Drª. Ângela Mathylde Soares

Revista Inclusão – Educação & Inclusão Revista multidisciplinar de educação e saúde na inclusão social

ISSN 2319-040X

Periodicidade bimestral. Eletrônica e impressa  –  Editora Autêntica

Anais

• I Congresso Internacional Brain Connection – Brasil/2016

• I Congresso Internacional Brain Connection – Europa/2017

• I Congresso Internacional Brain Family – Brasil/2017

• III Congresso Internacional Brain Connection – Brasil/2018

• VI Congresso Internacional Brain Connection On line – Brasil/2019

• V Congresso Internacional Brain Connection – Brasil/2019

• Simpósio Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo múltiplos saberes/2019

• II Congresso Internacional Brain Connection – Europa/2020

• IV Congresso Internacional Brain Connection – Brasil/2020