...

CONGRESSO INTERNACIONAL DE NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM BRAIN CONNECTION 2020

CATEGORIA

PRÊMIO INTERNACIONAL DE EFICIÊNCIA DE LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISAS PROF. DR. FERNANDO CÉSAR CAPOVILLA

*PELO CONJUNTO DA OBRA*

01

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DO INSTITUTO DE NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIA DR. MÁRCIO RIBEIRO DO VALLE

LUIZA ELENA LEITE RIBEIRO DO VALLE, CLARA HISAE TAMKI KEUSSEYAN, MARIA JOSÉ VIANA MARINHO DE MATTOS

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA SIMPLIFICADA DO  DESENVOLVIMENTO DE COGNIÇÃO E COMPETÊNCIAS EM APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

01

UNICAMP

 

SYLVIA MARIA CIASCA, JANAINA APARECIDA DE OLIVEIRA AUGUSTO, RITA DE CÁSSIA COUTINHO VIEIRA FORNASARI, THALITA FRANCIELLI LOPES FERREIRA, PATRICIA REGINA FLAVIANO, STELLA JOYCE NELLY LEAL DE MORAES

CARACTERIZAÇÃO DAS QUEIXAS DOS PACIENTES NEUROPEDIÁTRICOS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DISAPRE/FCM/UNICAMP

01

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU

NELSON DONIZETE FERREIRA JÚNIOR, MARIANA DE LIMA ALVES HATHENHERJEANNY, JOANA RODRIGUES ALVES DE SANTANA, MARGOT PAULA BORTOLINI PACHECO, LILIANE RAMONE, CAROLINA ALVIM SCARABUCCI, NÍVEA DE MACEDO OLIVEIRA MORALES

IMPLANTAÇÃO DE UM FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO DE PACIENTES COM DIFICULDADES ESCOLARES NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE E EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG.

01

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” – FFC/UNESP

SIMONE APARECIDA CAPELLINI

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO DOS DESVIOS DE APRENDIZAGEM- LIDA

02

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI- CAMPUS DIVINÓPOLIS

LUCIANA MENEZES NOGUEIRA MARTINS, INGRID MORSELLI SANTOS, LUIZA TEIXEIRA LELIS, PABLO MERCURY CARVALHO LEAL, SAMUEL PENCHEL ALVARENGA TEIXEIRA, VICTOR PRADO, PRISCILA AMARAL

ATIVIDADES DE PROMOÇÃO A SAÚDE E PREVENÇÃO DE COMORBIDADES ASSOCIADAS À DISTÚRBIOS DO SONO PARA CRIANÇAS E PAIS

02

NEXUS – INSTITUTO DE PESQUISA, ENSINO E CLÍNICA EM REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

FABRICIA QUINTÃO LOSCHIAVO ALVARES

 

B.R.A.I.N. – BASELINE DE REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA AVANÇADO E INTENSIVO – A PRIMEIRA PLATAFORMA WEB DO REABILITADOR.

02

UNICAMP

SYLVIA MARIA CIASCA

 

MEMORIAL SOBRE O LABORATÓRIO DE DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E DÉFICITS DE ATENÇÃO

02

LABORATÓRIO DO SONO DO INSTITUTO DE NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIA DR. MÁRCIO RIBEIRO DO VALLE

LUIZA ELENA LEITE RIBEIRO DO VALLE, CÁTIA MAGOSO EVANGELISTA RIBEIRO DO VALLE, EDUARDO LEITE RIBEIRO DO VALLE

SONO E AUTISMO: ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS COGNITIVOS DO SONO E APRENDIZAGEM DE PORTADORES DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

03

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA(ABD)

MARIA ANGELAAUREA STAVALE GONÇALVES, MARIA ANGELA NOGUEIRA NICO

FACILITANDO A ALFABETIZAÇÃO, MULTISSENSORIAL, FÔNICO, ARTICULATÓRIO

04

Centro Universitário FACULDADE DE MEDICINA ABC-FMABC

ROSANA MENDES RIBEIRO, RUBENS WAJNSZTEJNPEDRO FRANCISCO MOLINA, RONALDO MOREIRA NASCIMENTO

 

PRINCÍPIOS DO DUA (DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM) SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA CDRA (CLASSIFICAÇÃO DIGITAL PARA REENQUADRAMENTO DE APRENDIZAGEM).

REGULAMENTO

PRÊMIO INTERNACIONAL DE EFICIÊNCIA DE LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISAPROF. DR. FERNANDO CÉSAR CAPOVILLA
 

CAPÍTULO I

Dos Prêmios

Art. 1º – O Prêmio Prof. Fernando César Capovilla é uma iniciativa do Congresso Brain Connection Brasil 2020 em sua 6ª edição no Brasil e 2ª na União Europeia e tem como objetivo possibilitar uma interlocução dos assuntos de maior relevância no contexto da saúde, educação, neurociências, políticas públicas e legislação. Os Laboratórios (local provido de instalações e equipamentos e/ou a prática de determinada arte ou habilidade técnica científica) e Grupos de Pesquisas são reconhecidos como lócus privilegiado de fomento de novos e importantes conhecimentos e saberes. Portanto, os que se destacarem sob os aspectos de relevância, inovação técnico-científica e integração de saberes, tem este Prêmio como reconhecimento de suas produções;

Art. 2º – O Prêmio será atribuído na edição 2020 do Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Connection aos Laboratórios e Grupos de Pesquisa que poderão participar na forma do seguinte regulamento.

Art. 3º – O Prêmio será atribuído de acordo com quatro categorias:

·         1º – Categoria Inovação em Recursos de Avaliação, Educacional e/ou Clínica (e.g., Médica, Psicológica, Psicopedagógica, Pedagógica, Fonoaudiógica, Fisioterapêutica, dentre outras), do Desenvolvimento de Cognição e Linguagem, e de Competências e Aprendizagem, bem como de Problemas e Dificuldades e Transtornos de Comportamento, Cognição, Aprendizagem, e Linguagem na Escola e/ou na Clínica. Proposta de procedimentos inovadores, e de testes e provas originais, de protocolos para triagem e/ou diagnóstico e/ou de avaliação educacional e/ou clínica. Estudos de tradução e adaptação e validação e de normatização de testes e provas e protocolos de amplo uso no exterior. Estudos com instrumentos de triagem para detecção de problemas de aprendizagem escolar (e.g., literacia, numeracia); a avaliação normatizada e validada de comportamento e cognição e linguagem; o diagnóstico de distúrbios e transtornos comportamentais, cognitivos e linguísticos.

·         2º – Categoria Inovação em Recursos de Intervenção Eficaz, Educacional e/ou Clínica (nas áreas Médica, Psicológica, Psicopedagógica, Pedagógica, Fonoaudiógica, Fisioterapêutica dentre outras), em Problemas e Dificuldades e Transtornos de Comportamento, Cognição, Aprendizagem, e Linguagem na Escola e/ou na Clínica. Procedimentos educacionais e clínicos inovadores; Protocolos para ensino-aprendizagem e para tratamento educacional e/ou clínica de problemas e dificuldades de aprendizagem escolar, ou para o tratamento de distúrbios e transtornos comportamentais, cognitivos e linguísticos. Estudos com protocolos e procedimentos de treinamento e capacitação de pessoas na escola, na clínica, no trabalho e na sociedade em geral.

·         3º – Categoria Estudos Cognitivos e/ou Comportamentais sobre Processos Cognitivos e Linguísticos envolvidos na Aprendizagem Escolar, em especial nas áreas de Literacia e Numeracia. Estudos sobre os processos cognitivos envolvidos na aquisição e no desenvolvimento e nas dificuldades de aquisição e do desenvolvimento das competências de ler, escrever e contar. Estudos sobre as bases neuroanátomofisiopatológicas das dificuldades e distúrbios e transtornos de cognição e linguagem e de seus efeitos sobre a aquisição das competências de leitura e escrita.

·         4º – Categoria Estudos sobre Educação Escolar e Homeschooling, Educação Especial, Educação Bilíngue, Educação Inclusiva. Inter-relações. Engenharia de Inclusão. Estudos sobre Recursos, procedimentos, adaptações bem sucedidas.

Cada trabalho pode ser inscrito em uma e apenas uma categoria.


CAPÍTULO II

Da Inscrição e Seleção dos Trabalhos 

Art. 5º – Quem pode participar:

5.1. Podem participar pesquisadores de universidades públicas, particulares ou confessionais; bem como de institutos de pesquisa e/ou ensino, associações profissionais e científicas e acadêmicas, escolas públicas ou particulares de educação básica, institutos e clínicas públicas ou particulares.

5.2. Da inscrição

5.2.1.Os grupos se inscreverão para participar do Prêmio conforme calendário divulgado pelo VI Congresso Brain Connection Brasil 2020 e 2ª na União Europeia.

5.2.2. A inscrição ao Prêmio Prof. Fernando César Capovilla será feita pelo grupo no link https://congressoonline.brainconnectionbrasil.com, no período vigente de acordo com os demais prazos definidos pela comissão científica.

5.2.3. Todos os autores de todos os trabalhos inscritos devem estar inscritos no Congresso.

5.2.4. Cada grupo poderá submeter até 1 (um) trabalho por categoria.

5.2.4 A Comissão responsável pelo Prêmio Prof. Fernando César Capovilla enviará um e-mail para o grupo, que deverá indicar um responsável pelo contato sobre o trabalho, acusando recebimento da inscrição.

5.2.5. Os campos deverão ser preenchidos conforme solicitado no formulário eletrônico, indicando:

1.       DADOS DO INSCRITO:

Categoria da Inscrição e dados de cada membro do grupo e orientador:  Nome Completo, Endereço completo, País, Tipo / Número – Documento de Identificação, Instituição de Origem, E-mail de contato, número de telefone celular com DDD.

2.       DADOS DO TRABALHO: Título do trabalho, Resumo de 800 a 1.000 caracteres. Trabalho completo anexado em PDF (mínimo de 10 e máximo de 18 páginas).

3.       DO ENVIO DOS TRABALHOS:

Para efetuar a inscrição o grupo deve enviar o arquivo no seguinte padrão:
– O trabalho deverá ser encaminhado em forma de artigo, conter de 10 (mínimo) a 18 (máximo) páginas e formatado de acordo com as normas da APA / 6ª edição. (Normas para publicação)
– OBS. 1: As dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: contato@brainconnectionbrasil.comou do telefone: +55 (31)9324-4744

4.       PREPARAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos devem ser digitados em espaço simples (incluindo referências), em fonte Times New Roman, tamanho 12, numerada de 1 a 9 no canto superior direito. A página deverá ser tamanho A4, com formato de margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda e direita de 3 cm.

4.1 Os itens do trabalho deverão respeitar a seguinte ordem:
1. Introdução e justificativa
2. Problema/Objetivos
3. Procedimentos ou Processo de Intervenção
4. Resultados e Discussão ou Efeitos e Impactos Observados
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas


CAPÍTULO III

Da Comissão Julgadora 

Art. 6º – A escolha dos premiados será feita pela Comissão Científica do Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Connection 2020.

Art. 7º – O resultado será anunciado pelos presidentes do Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Connection, em seção própria, dentro do Congresso, no dia 22 de novembro de 2020.


CAPÍTULO IV

Da Premiação

Art. 8º – Os trabalhos serão classificados, pela Comissão Avaliadora, segundo a sua qualidade e o atendimento dos quesitos especificados no presente Regulamento. Poderão ser premiados de 1 até no máximo 10 trabalhos em cada categoria. O prêmio consiste num certificado de mérito, com o nome do trabalho, os nomes e afiliações dos autores, o nome da área à qual concorre o trabalho, e a classificação que o trabalho atingiu, dentre as centenas de trabalhos submetidos na mesma área. Por exemplo, Primeiro Lugar, Nono Lugar. Alternativamente, poderá ser usado o Percentil, por exemplo, Top 2% (entre os 2% melhores, dentre trabalhos submetidos) ou Top 5% (entre os 5% melhores, de todos os trabalhos submetidos), ou Top 10% (entre os 10% melhores, de todos os trabalhos submetidos). Essa classificação é aqui proposta, pois costuma ser útil para a seleção de candidatos em concursos.

Art. 9º – Os certificados trarão a chancela do Projeto na União Europeia Com o Performance Multidisciplinary, Dissemination Project Erasmus+ Partenariat stratégique enseignement scolaire 2016-1-FR01-KA201-023921 CAP SUR L’ECOLE INCLUSIVE EN EUROPE.


CAPÍTULO V

Das Considerações Finais 

Art. 10º – As decisões da Comissão Científica não serão passíveis de recursos ou impugnações em qualquer fase do processo de premiação.

Art. 11º – Os concorrentes ao Prêmio concordam com a eventual publicação, pelo Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Connection 2020, dos trabalhos inscritos, no todo, em parte, ou em texto resumido pelo autor.

Parágrafo Único – Os agraciados concordam com a divulgação do resultado de forma apropriada a eventos dessa natureza.

Art. 11º – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Científica do Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Connection Brasil 2020.

5.5. Da estrutura do trabalho

Os itens do trabalho deverão respeitar a seguinte ordem:

1. Introdução e justificativa;

2. Problema/Objetivos;

3. Metodologias: Grupo alvo, Procedimentos, protocolos e/ou Processo de Intervenção;

4. Resultados e Discussão ou Efeitos e Impactos Observados;

5. Conclusão;

6. Referências Bibliográficas;

7. Justificativa da importância da proposta/Qualificação do problema/Relevância do projeto para o desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação.

8. Os trabalhos deverão ser inscritos até as 24 horas do dia 20 de setembro.