...

DIA DO BEM – 16 a 18 de novembro de 2020 – Bem para mim, Bem para o outro, Bem para todos

HASHTAG VEM PRO BRAIN!

BOTÃO NO CENTRO: INSCREVA-SE 

O dia B foi instituído com o intuito de ser um dia que marcará a discussão, a reflexão sobre caminhos, possibilidades e leis inclusivas. Reunindo sociedade civil, comunidade, organizações não governamentais, empresas, pessoas com deficiências, familiares, e quaisquer pessoas que queiram se juntar a essa grande mobilização será muito bem-vinda.

™O Bem possui uma dimensão ampla e múltipla, vamos nos unir para pensarmos em suas diversas faces. Pelo bem do outro, pelo bem viver, pelo bem saudável, bem motivado, bem querer, bem incluído. Uma sociedade com objetivos em comum e unindo forças com certeza encontrará os melhores caminhos para o bem de todos.

COORDENAÇÃO:

Nivânia Maria de Melo Reis, terapeuta ocupacional especialista em educação especial, mestre em educação pela FAE UFMG, doutoranda em educação e professora na pedagogia PUC Minas. professora do curso de especialização na PUC Minas, consultora em educação inclusiva, acessibilidade e tecnologia assistiva

PAINEL COM A PROGRAMAÇÃO PARA OS DIAS 16, 17 E 18

ATIVIDADES CULTURAIS

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS:

Lúcia Helena Costa Nogueira, Pedagoga, especialista em Orientação Educacional. Pós graduação em Orientação Educacional. Pós graduação em Teoria e Prática do Superior Pós graduada em Psicopegadogia. Mestre em Educação pela Universidade Wisconsin.

ATIVIDADES CULTURAIS PARA O DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2020

GRUPO SARANDEIROS: O Grupo Sarandeiros de Belo Horizonte foi fundado em 1980, na Universidade Federal de Minas Gerais. Consolidados em quarenta anos de trajetória o Sarandeiros é considerado hoje um dosmaiores e melhores grupos de danças do Brasil, com pesquisas e estudos para a divulgação e valorização da cultura popular brasileira.

PEDRO VIOLA: Pedro Viola nos proporciona um Momento de encontro com nossas raizes, resgatando a cultura e mantendo e valorizando a arte trazendo reflexões positivas.

Maestro Agenor Ribeiro Netto:  É arranjador e músico multi-instrumentista. Estudou Acordeon e Saxofone formando-se no Conservatório Musical de Poços de Caldas. Posteriormente cursou Regência Instrumental no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatui.

Coral Cênico Arte & Canto: O Coral Cênico Arte & Canto da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte tem 25 anos de existência e pertence à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. É composto por quarenta servidores de todas as áreas da PBH entre convidados. Seus coralistas têm a idade entre vinte e oitenta anos e seus ensaios acontecem uma vez por semana.

Filipe Nogueira e Alexandre: são cantores, músicos, produtores e compositores que vêm ao mercado com um estilo próprio e inovador. Prometem levar um som contagiante, energizante e diferente de tudo o que já se viu.

ATIVIDADES CULTURAIS PARA O DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2020

CREPÚSCULO – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A associação Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano é uma organização da sociedade civil, com sede em Belo Horizonte, que há 25 anos atua na promoção de atividades artísticas, terapêuticas, pedagógicas e de assistência social através de um Centro de convivência e capacitação e profissionalização para jovens e adultos com deficiência.

VERONICA CRUZ: Neurociência e Música: Quando as cantigas de roda dão o tom! A música num dueto lindo com a neurociência, desenvolve de forma significativa habilidades psicomotoras, socioemocionais, memória, atenção, tomada de decisões, assim como autoexpressão, linguagem, controle inibitório, tendo reflexos positivos na aprendizagem e vida cotidiana de cada criança. As cantigas de roda farão com que de forma lúdica e divertida, tudo isto seja trabalhado e potencializado. E-MAIL: veronicruz.vc@gmail.com

LORENA MESQUITA: Mitos e Verdades: desvendando as neurociências! Usamos apenas 10% do cérebro? O cérebro sente dor? Essas e muitas outras curiosidades sobre as neurociências serão desvendadas nessa oficina interativa! Você terá a oportunidade de desvendar mitos que achava que eram verdades e descobrir verdades que você nunca imaginaria sobre o sistema mais complexo do nosso corpo, o sistema nervoso!

ATIVIDADES CULTURAIS PARA O DIA 18 DE NOVEMBRO DE 2020

VIVIANE VAZ:  Ela seguramente nasceu cantando. Mas, profissionalmente, sua arte ganhou os palcos em 1995. Viviane Vaz é a confirmação de uma tradição da música brasileira: a de grandes vozes femininas.  Goianiense, Viviane não cabe no limitado espaço da interpretação. O bom gosto na seleção do repertório revela uma atenta observadora da qualidade musical dos compositores das canções que escolhe.

JOÃO CAETANO: Goiano, compositor, intérprete Viveu sua infância e adolescência na cidade de Goiás, sua grande fonte de inspiração. Participou na década de 70 de festivais de música em Goiânia (campeão em 3 deles) e em seguida veio pro Rio realizando seu primeiro Long-play com direção de Ivan Lins. Conquistou a participação em trilhas sonoras nos anos 80 sendo projetado nacionalmente com suas músicas: O guardião, Pedaços, Doçura e Tá na terra) respectivamente das novelas: Direito de Amar / Fera Radical / pão pão, beijo beijo e Salvador da Pátria.

Q’TRETA: Com um repertório que varia entre o rock, reggae, forró, pagode e sertanejo, abanda é reconhecida principalmente por trazer todos estes estilos através de músicas que marcaram épocas e que trazem a sensação de nostalgia. Tudo isso com uma pegada de irreverência, criatividade e muita alegria. Além do mais, a banda também possui músicas autorais, as quais têm sido inclusas no repertório.

ADEFIP GRUPO DE DANÇA: Em 2018, as profissionais Juliana Reis do Prado (profissional de educação física) e Marcella Viana (psicóloga) observaram a necessidade de realizar um trabalho integrando crianças com e sem deficiência como forma de efetivar a inclusão por meio dos recursos da dança, possibilitando o desenvolvimento da autonomia para adaptações atitudinais e materiais em ambientes internos e monitorados e também em ambientes independentes.

IMAGENS DE PROGRAMAÇÕES DE CURSOS

IMAGENS DE PROGRAMAÇÕES DE LANÇAMENTOS DE LIVROS

INSCREVA-SE NO DIA DO BEM – BOTÃO DE ACESSO AO SYMPLA PARA PARTICIPAR

PREMIADOS:

Tema: Corporeidade e Ludicidade: Jalmiris Regina Simão e Lúcia Helena Nogueira

Tema: Literacia Familiar, Aprendizagem Significativa: Aline Duarte, Luciana Felipetto, Rosângela Mesquita

#VEMPROBRAIN

CAIXA DE ACESSIBILIDADE DO SITE.