A OMNES PRO UNO – Associação de Solidariedade Social do Algarve e a Clínica Aprendizagem e Companhia – Saúde Integral ( Brasil) organiza o Brain Connection Europa 2017 “Congresso Internacional de Neurociências e Psicopedagogia – Inclusão Escolar”, que decorreu nos dias 23, 24 e 25 de novembro no auditório da Escola Secundária João de Deus. O presidente do Congresso Brain Connection Europa é o Dr. Luís Miguel Neves e no Brasil a Dra. Ângela Mathylde Soares, que juntos têm caminhado para uma escola inclusiva de qualidade e excelência.

Este foi  um dos grandes eventos educacionais, tendo como tema central a Inclusão Escolar e que contou com a participação de profissionais da educação, saúde e neurociências. São especialistas, mestres e doutores reconhecidos pela sua atuação no Brasil e na Europa. Foi  um espaço com várias interfaces, que possibilitou  a abordagem de temas como educação inclusiva, transtornos da aprendizagem, neurociências, educação e relações familiares.

Fazendo uma retrospectiva  deste movimento científico pela educação inclusiva , começamos em 2016, em Belo Horizonte – MG, onde  foi realizado o Brain Connection – 1º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem da Infância e Adolescência – Atuação Multidisciplinar, que reuniu mais de 600 profissionais de todo o Brasil e também de outros países, promovendo a partilha de conhecimento, formação e troca de experiências.

No  ano de 2017, ocorreu no mês de setembro, o Congresso Internacional Família e Educação do Século XXI – Brain Connection Family 2017, também no Brasil. Este evento tratou-se de uma preparação do congresso em Portugal, a que se juntaram iniciativas como workshops, palestras, mesas redondas, atividades específicas para cada público, apresentação de trabalhos científicos e lançamento de livros.

Em 2017 Realizou-se em final de novembro, a segunda edição, em Portugal, sendo mais uma oportunidade para disseminar os conceitos e práticas mais avançados do mundo em matéria de Inclusão, Neurociências e Psicopedagogia para o sucesso das escolas e dos seus Agentes e, portanto, de toda a sociedade.
O Congresso em Portugal realizou-se sob a égide do projeto europeu Erasmus+ “Caminhando para uma escola inclusiva na Europa”. Que é responsável pela chancela no Brasil  através da disseminação Brasil-Portugal .

O Brain Connection Europa 2017 forneceu duas certificações aos participantes: uma nacional e uma internacional, com a marca da disseminação do Projeto Eramus+.

Em 2018 e 2019 tivemos a edição no Brasil, novamente que em sua grandeza reuniu mais de 2000 mil pessoas em cada evento. Com a participação de vários palestrantes nacionais e internacionais. Em 2018 tivemos a presença da diretora geral dos Estabelecimentos de Ensino de Portugal no Brasil. 

O Congresso Internacional Brain Connection Europa e Brasil  caminham para uma mudança de paradigma,  se fazendo um movimento de ciência e humanidade.  Realmente uma grande troca de conhecimento e experiências.

Participe conosco!  

Faça sua inscrição com antecipação!

O que é Erasmus
O Erasmus+ é o novo programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto. O Erasmus+ entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2014. Este programa consolida, sob um único quadro de apoio, às áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus. O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o ensino superior, formação profissional, educação de adultos, ensino escolar, atividades para jovens e formação no âmbito do desporto amador.

O que envolve o Erasmus+?
O Projeto Erasmus + foi criado com base na iniciativa Erasmus, célebre pelas oportunidades que oferece aos estudantes universitários e ao pessoal docente do ensino superior, em termos de mobilidade para fins de aprendizagem, estágio ou formação. O Erasmus + abrange agora cinco grandes áreas de educação e formação: 

  • Oportunidades para a educação escolar para os funcionários e instituições; 
  • Oportunidades para a educação e de formação profissional para estudantes, aprendizes, estagiários, funcionários, instituições e empresas; 
  • Oportunidades para o ensino superior para alunos, funcionários, instituições e empresas; Oportunidades para a educação de adultos para funcionários, instituições e empresas;
  • Oportunidades de integração europeia para o pessoal e as instituições académicas e de investigação. 

Uma nova abordagem ao financiamento na educação e formação. A estrutura do Projeto Erasmus+ faz a evolução do anterior programa Aprendizagem ao Longo da Vida, refletindo a necessidade de uma maior simplificação e racionalização, maior transparência e facilidade de acesso para as organizações e cidadão europeus. O Erasmus+ está estruturado em 3 ações Ação-chave (key action KA) e as atividades Jean Monnet e desporto organizadas da forma seguinte:

  • Ação 1: Mobilidades Individuais para fins de aprendizagem. 
  • Ação 2: Cooperação para Inovação e Boas Práticas.
  • Ação 3: Apoio à Reforma das Políticas Atividades Jean Monnet Desporto Organizações de todo os setores de educação, formação, juventude e desporto poderão candidatar-se a financiamento ao abrigo das ações 1, 2 e 3. 
  • As atividades Jean Monnet e na área do Desporto são ações separadas, com um foco muito específico de financiamento.

Sobre a Chancela no Brasil

O Congresso Internacional Multidisciplinar Brain Connection tem uma linda história e é bem fundamentado e estruturado projeto na União Europeia Com o Performance Multidisciplinary, Dissemination Project Erasmus+ Partenariat stratégique enseignement scolaire 2016-1-FR01-KA201-023921 CAP SUR L’ECOLE INCLUSIVE EN EUROPE.

Através de Portugal com disseminação chega ao Brasil com a parceria da Clínica e Instituto IPAMS em BH / MG , com a  Coordenação da Dra. Angela Mathylde Soares juntamente com a Omnes Pro Uno – Associação De Solidariedade Social Do Algarve e AEJD-Agrupamento De Escolas João De Deus em Portugal com o dr Luís Miguel Neves com grandes ações, como:

1-Congresso Internacional Multidisciplinar Brain Connection – Presencial e Online

2- Prêmio Boas Práticas Erasmus + – Special Tribute

3- Selos Europeus e chancela branca

4- Dupla Certificação com Chancela Europeia

5- Congressos Internacional Brain Connection On Line

6 – livros com base em pesquisa , excelência Metodológicas e Inovações Científicas: Caminhos da Aprendizagem e Inclusão -Entretecendo Múltiplos Saberes -vol.I e II

7- Grupo de Pesquisa Europeu em Saúde na Educação – GI3TEs

8- Revistas Científicas on Line (2019) .

9- Livros dos Anais 

10- Imersões Regionais do Conhecimento em todo o Brasil- Pequenos Brain 

11- Parcerias de Universidades Internacionais com América Central  

Muito trabalho com apoio de muitos profissionais e laboratórios e associações científicas de todo Brasil . O nosso foco é a inclusão em todos os sentidos .

 Como foi nomeado no último encontro em Portugal : ‘Brain Connection é família que se preocupa ‘ . Dra Manuela Farias (Diretora Geral dos Estabelecimentos de Ensino de Portugal-ADJEST)

O nosso grande objetivo é levar ciência e conhecimento de qualidade para quem grita por socorro em salas de aulas, tanto o aluno como professor e as famílias .

O congresso tem padrão e qualidade de primeiro mundo com preços sociais . 

Abrace esta causa conosco .

Seja mais um membro desta determinada família Brain Connection .

 

O PROJETO EUROPEU É DISSEMINADO NO BRASIL

Como Este projeto chegou ao Brasil? 

Através da parceira, Omnes Pro Uno, neste projeto “Caminhando Para uma Escola Inclusiva na Europa” através do IPAMS – Instituto Professora  Ângela Mathylde Soares-  e a Clínica Aprendizagem e Companhia- ´Saúde Integral. A Profa Dra Ângela Mathylde Soares  é a presidente do Congresso Internacional Brain Connection  e representante exclusiva no Brasil.

Esta parceria de sucesso tem trazido a todo o Brasil realizações de grande importância a favor da educação Inclusiva.  Hoje chamado de MOVIMENTO PELA INCLUSÃO que a cada ano vem se juntando a profissionais que fazem a diferença na ciência e educação. 

O Projeto Erasmus +, indo para a escola inclusiva na Europa, visa criar ferramentas educacionais em 7 idiomas, que podem ser visualizadas e baixadas on-line usando este site. Seu primeiro objetivo é criar confiança e serenidade, não apenas entre os professores, mas também entre os alunos envolvidos e o restante da turma.

Realmente um movimento  internacional !

 


 

Conheça o projeto e seus coordenadores:

A LA UNE CAP SUR L’ÉCOLE INCLUSIVE EN EUROPE 

La coordination du projet 

1-Dra.Monique Malique APAJH/Lot (França) 

2-Dr.Jean- Claude Arevalo /Directeur des services ( França )

3-Dr.Luís Miguel Neves / Coordination du Projet  Portugal /Brasil 

4- Dra. Ângela Mathylde Soares / Coordination du Projet  Brasil 

Parceiros

Polskie Stowarzyszenie na rzecz Osob z Niepelnosprawnoscia Intelektualna

http://www.psoni.org.pl

Centrul Școlar for Educație Incluziva “Elena Doamna”

http://cseielenadoamna.ro

ISTITUTO COMPRENSIVO “CECROPE BARILLI” DI MONTECHIARUGOLO

http://www.icmontechiarugolo.gov.it

Instituto de Formação, Pesquisa, Animação, Sanitário e Social

http://www.ifrass.net

Collège Saint-Guibert asbl

http://www.collegesaintguibert.be

1º Ginásio Kamaterou

Ellis & Athanasiou Diakou 13451 Agioi Anargyroi – Kamatero Aττική (Attiki)

Jean Calvet

Place Général de Gaulle 46000 Cahors Midi-Pirineus

Omnes Pro Uno – Associação de Solidariedade Social do Algarve

Rua Luís Mascarenhas, nº 57 Faro

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DE DEUS

http://www.aejdfaro.pt

Local na rede Internet

1-http://www.ecoleinclusiveeurope.eu/fr/accueil

2-https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/eplus-project-details/?fbclid=IwAR1eGQaPvuy2mre4pIg7WqJJJBckuiuGLKaxgaADPGq5j6SYmjL4oAWp_0I#project/2016-1-FR01-KA201-023921

3-http://www.ecoleinclusiveeurope.eu/fr